Autocuidado e Prevenção do Câncer de Próstata
Belém (PA) – Nesta quarta-feira (29), o Comando Militar do Norte, em parceria com o Conselho Regional de Administração, realizou a “Roda de Conversa - Autocuidado e Prevenção do Câncer de Próstata”. A ação faz parte da Campanha de “Novembro Azul”, movimento internacional criado para conscientizar a sociedade, em especial o público masculino, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
O câncer de próstata é o segundo tipo de Câncer em incidência no Brasil, ficando atrás apenas do Câncer de pele. É um dos cânceres mais frequentes em homens com idade acima de 50 anos. Na maioria dos casos é curável, quando detectado precocemente e responde muito bem ao tratamento.
O médico urologista, Luiz Ribeiro, um dos palestrantes da atividade destacou que "os principais fatores de aumento de incidência de câncer de próstata é o envelhecimento. A probabilidade de um idoso ter o câncer é maior que em um homem de 50. Sendo assim, a prevenção é o melhor caminho”.
Um dos principais métodos de prevenção é a realização de exames: toque retal, de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e a ressonância, anualmente. Outro fator importante é manter hábitos saudáveis, como explicou Rômulo Rhino, educador físico e palestrante no evento. “Nem sempre é preciso passar muito tempo na academia. Tem que fazer uma avaliação de cada pessoa e assim determinar a condição física para indicar os melhores exercícios. Também é importante diminuir, ao máximo, a ingestão de alimentos processados e industrializados”.
Redes Sociais